Lendários e Lendárias de plantão, Dan Norris na área!

Trazemos para vocês em nosso quadro “Evolução Games” a Franquia dos caçadores de vampiros super bem conceituada pelo mundo “Castlevania”. Com vocês a evolução games da Franquia Castlevania de 1986 até 2020. Vem comigo.

Como todos (as) vocês já devem saber o Jogo Castlevania trás as aventuras dos Belmonts e sua linhagem contra as forças das trevas do Conde Drácula. Desde jogos, desenhos e brinquedos, a franquia Castlevania vem ganhando seguidores de geração em geração. E aqui vamos mostrar a trajetória dos Belmonts, sua linhagem e seus seguidores contra as forças das trevas.

CASTLEVANIA DE 1986

Desenvolvido pela KONAMI para NES, Castlevania foi lançado no no Japão como Akumajou Dracula, o game se passa em 1691. A cada 100 anos, o castelo do demônio Drácula se torna visível. Cabe a Simon Belmont explorá-lo e derrotar o vampiro com seu chicote.

VAMPIRE KILLER DE 1986

Desenvolvido pela KONAMI para MSX2, VAMPIRE KILLER por mais que seja apontado como o primeiro game da franquia, esse jogo foi publicado no Japão quatro dias depois de Castlevania. Na verdade, ele é uma versão do título para o computador MSX2, mas tem algumas diferenças na jogabilidade.

CASTLEVANIA II: SIMONS’S QUEST DE 1987

Desenvolvido pela KONAMI para NES, os elementos já vistos em Vampire Killer retornam nesta continuação de Castlevania. Há um mapa-múndi que pode ser livremente explorado, e Simon Belmont pode falar com outros personagens para obter pistas. Os monstros derrotados rendem experiência e corações que podem ser usados para comprar armas mais fortes. Desta vez, o objetivo do protagonista é reunir cinco partes do corpo de Drácula para selá-lo.

CASTLEVANIA: THE ADVENTURE DE 1989

Desenvolvido pela KONAMI para Game Boy, a história se passa 100 anos antes do primeiro Castlevania, quando Christopher Belmont, ancestral de Simon, destrói a encarnação anterior de Drácula. São quatro fases – cada uma tem, ao final, um representante do Mal a ser enfrentado. A cada golpe que o protagonista toma, as modificações feitas em sua arma se perdem. Uma versão chamada Castlevania: The Adventure ReBirth foi desenvolvida pela M2 e lançada para o Wii em 2009.

CASTLEVANIA III: DRACULA’S CURSE DE 1989

Desenvolvido pela KONAMI para NES, a aventura desta vez se passa no ano de 1476 e o protagonista é Trevor Belmont. Com o chicote Vampire Killer, ele é a única esperança contra Drácula. Outros personagens jogáveis são a feiticeira Sypha Belnades, o pirata Grant Danasty e o meio-vampiro Alucard. O jogador pode alternar entre Trevor e seus companheiros de batalha.

AKUMAJOU SPECIAL: BOKU DRACULA-KUN DE 1990

Desenvolvido pela KONAMI para Famicom é a primeira grande sátira à série. Lançado apenas no Japão, este título coloca o jogador na pele de Kid Dracula, o rei dos demônios. Depois de acordar de um longo sono, ele descobre que seu trono foi roubado pelo  monstro Galamoth. Esse inimigo aparece em vários títulos posteriores, como Castlevania: Symphony of the Night.

CASTLEVANIA II: BELMONT’S REVENGE DE 1991

Desenvolvido pela KONAMI para Game Boy é uma direta de continuação de Castlevania: The Adventure. Passaram-se 15 anos depois que Drácula foi derrotado por Christopher Belmont. Mas o demônio retorna e sequestra Soleiyu, o filho do herói. Além do chicote, Belmont pode usar água benta e arremessar machados nos inimigos.

SUPER CASTLEVANIA IV DE 1991

Desenvolvido pela KONAMI para SNES, este game revisita a história do primeiro Castlevania. Simon Belmont tem três vidas e deve percorrer onze níveis com elas – mas é possível acessar algumas das fases usando senhas. Ao contrário do primeiro game, o chicote Vampire Killer pode atacar em oito direções. Também foi dado um controle maior sobre o movimento do protagonista.

KID DRACULA DE 1993

Desenvolvido pela KONAMI para Game Boy é uma continuação de Akumajou Special: Boku Dracula-Kun. Kid Dracula tem que impedir Galamoth novamente, mas esqueceu todas as suas habilidades. Além disso, seus servos se rebelaram.

CASTLEVANIA CHRONICLES DE 1993

Desenvolvido pela KONAMI para sharp x68000. Essa versão atualizada do primeiro Castlevania para o computador Sharp X68000 volta com as fases conhecidas dos jogadores, mas remasterizdas e com niveis novos. Uma edição para PlayStation foi desenvolvida pela KCET em 2001.

CASTLEVANIA: RONDO OF BLOOD DE 1993

Desenvolvido pela KONAMI para TurboGrafx-16 controlamos o personagem Richter Belmont tem que salvar sua amada Annette, que foi capturada por Drácula. Outras três donzelas estão espalhadas pelo castelo do vampiro. Maria, irmã caçula de Annette, é uma delas, e se torna uma personagem jogável depois de ser resgatada. Enquanto Richter usa os tradicionais chicote, machado, água benta etc, Maria ataca com pombos, gatos e até um dragão. A continuação direta desta história é Castlevania: Symphony of the Night, de 1997.

Em 1995, uma versão chamada Castlevania: Dracula X, foi lançada para o SNES. Ela não tem Maria como uma personagem jogável e apresenta um estilo artístico diferente, embora a história seja a mesma.

CASTLEVANIA: BLOODLINES DE 1994

Desenvolvida pela KONAMI para Mega Drive. Esse game foi o único Castlevania a ser lançado no Mega Drive. Outra novidade é que foi um dos únicos games da série a se passar fora da Romênia. Tirando a primeira fase, que retrata o castelo de Drácula, as outras se passam na Grécia, Itália e outros países europeus. Elizabeth Bartley, sobrinha de Drácula, apareceu no século 20 e planeja ressuscitar seu parente. Os amigos John Morris e Eric Lecarde tentam impedi-la. O game tenta ligar a série ao livro clássico de Bram Stoker. John pode ser filho de Quincey Morris, um dos aliados de Jonathan Harker no romance.

CASTLEVANIA: SYMPHONY OF THE NIGHT DE 1997

Desenvolvido pela KONAMI para PlayStation. O melhor jogo da franquia em minha opinião. O game reúne elementos de RPG como os de Castlevania II: Simon’s Quest. Também abandona as fases pré-definidas e abraça de vez o estilo Metroidvania, com áreas conectadas entre si e a possibilidade de abrir caminhos com novas habilidades.

A história continua a de Rondo of Blood. Richter Belmont derrotou Dracula e desapareceu. Quatro anos depois, Alucard entra no castelo e encontra Maria. Ela também procura por Richter e, em diversos momentos, troca informações sobre a história com Alucard.

Uma das maiores descobertas em Symphony of the Night era, depois de derrotar Richter como o chefe final, perceber que aquilo era apenas metade do game. Alucard tinha que percorrer o castelo invertido para só então encontrar Drácula.

Na versão para Sega Saturn, lançada em 1998, Maria é uma personagem jogável, assim como em Rondo of Blood.

CASTLEVANIA LEGENDS DE 1997

Desenvolvido pela KONAMI para Game Boy. Esse game ao contrário da maioria dos outros títulos, não tem armas secundárias, mas apresenta um sistema de magia. Usando equipamentos específicos, o jogador pode usar ataques mágicos elementais. No game, Sonia Belmont foi a primeira pessoa do clã a enfrentar Drácula, em 1450. O jogo foi desenvolvido por uma das subsidiárias da Konami e foi removido da linha do tempo oficial da série.

CASTLEVANIA DE 1999

Desenvolvido pela KONAMI para Nintendo 64. Primeiro game da franquia em 3D. O jogador pode escolher entre Carrie Fernandez, uma órfã com poderes mágicos, e Reinhardt Schneider, herdeiro dos Belmont. Em 1852, Drácula ressurge e cabe aos heróis eliminá-lo. Há dois finais possíveis. Se a campanha for terminada em menos de 15 dias no relógio interno do game, a cena final é boa. Caso a história dure 16 ou mais dias, o final ruim é desencadeado.

CASTLEVANIA: LEGACY OF DARKNESS DE 1999

Desenvolvido pela KONAMI para Nintendo 64. O protagonista Cornell, entra em uma aventura para salvar sua irmã adotiva, Ada. Ela está prestes a ser sacrificada em um ritual para ressuscitar Drácula. Ele é um lobisomem e tem o poder de se transformar. O game é uma continuação direta do primeiro Castlevania de Nintendo 64.

CASTLEVANIA: CIRCLE OF THE MOON DE 2001

Desenvolvido pela KONAMI para Game Boy Advance. Título de lançamento do Game Boy Advance. Depois de dois games 3D no Nintendo 64, a franquia volta às plataformas e às duas dimensões. O protagonista não é um Belmont, mas Nathan Graves, cujos pais morreram em uma tentativa de derrotar Drácula. Além de perseguir o vampiro, ele tem que derrotar seu amigo Hugh, manipulado pelas forças das trevas para atacá-lo.

CASTLEVANIA: HARMONY OF DISSONANCE DE 2002

Desenvolvido pela KONAMI para Game Boy Advance. Em 1748, 50 anos depois que Simon Belmont se livrou da maldição de Drácula seu neto, Juste Belmont, tem que resgatar a garota Lydie Erlanger. Para isso, conta com a ajuda do amigo Maxim Kischine. A mecânica de jogo é similar à de Symphony of the Night e traz melhorias em relação aos gráficos apresentados em Circle of the Moon.

CASTLEVANIA: ARIA OF SORROW DE 2003

Desenvolvido pela KONAMI para Game Boy Advance, o game se passa no futuro. Ano de 2035. Soma Cruz, o protagonista, é capaz de absorver a alma dos inimigos. Há quatro tipos de usos para esses espíritos. Soma pode atacar os adversários com eles, usá-los para invocar criaturas, dar habilidades especiais ou aumentar as aptidões do personagem. Depois de vencer a campanha do game, é possível completá-la controlando Julius Belmont.

CASTLEVANIA: LAMENT OF INNOCENCE DE 2003

Desenvolvido pela KONAMI para PlayStation 2. Na linha do tempo da série, Lament of Innocence é considerado o primeiro episódio, e tenta explicar a origem do embate entre os Belmont e Drácula. Em 1094, Leon Belmont explora um castelo cheio de monstros em busca de sua noiva sequestrada, Sara.

O game tem cinco áreas que podem ser acessadas desde o começo. Cada uma tem um chefe e, depois de derrotar os cinco, o jogador pode acessar a fase final. Além de Leon, há dois personagens controláveis: Pumpkin, que causa mais dano, e Joachim, que usa magia em vez de armas secundárias.

CASTLEVANIA: DAWN OF SORROW DE 2005

Desenvolvido pela KONAMI para Nintendo DS. Continuação de Aria of Sorrow. Soma Cruz é perseguido por religiosos que querem ressuscitar o senhor das trevas. Uma das novidades é o selo mágico que aparece quando um chefe é derrotado. A tela de toque do Nintendo DS apresenta um padrão que deve ser desenhado pelo jogador em determinado período de tempo. Caso o objetivo não seja cumprido, o monstro recupera a vida para continuar a batalha. É possível alternar entre os personagens Soma e Julius para determinadas tarefas.

CASTLEVANIA: CURSE OF DARKNESS DE 2005

Desenvolvido pela KONAMI para PlayStation 2 e Xbox. Hector, o protagonista, trabalhava nas forjas de Drácula, mas decidiu traí-lo. Ele pode equipar diversos equipamentos, como lanças e machados.

CASTLEVANIA: PORTRAIT OF RUIN DE 2006

Desenvolvido pela KONAMI para Nintendo DS. É uma continuação de Castlevania: Bloodlines. Assim como em Dawn of Sorrow, o game torna possível alternar entre os protagonistas. Jonathan Morris (filho do John, de Bloodlines) e Charlotte Aulin podem combinar seus ataques para acessar certas partes do castelo e resolver passatempos. Foi o primeiro game da franquia a ter um multiplayer online. Através da internet, os jogadores podiam enfrentar uma maratona de chefes no modo cooperativo.

CASTLEVANIA: ORDER OF SHADOWS DE 2007

Desenvolvido pela KONAMI para Celulares. Neste game exclusivo para celulares, Desmond Belmont e suas irmãs Zoe e Dolores exploram o castelo de Drácula para impedir uma seita chamada “The Order”. A história não está na linha do tempo oficial da série.

CASTLEVANIA: THE DRACULA X CHRONICLES DE 2007

Desenvolvido pela KONAMI para PSP. É um remake de Castlevania: Rondo of Blood. Também inclui um port de sua continuação, Symphony of the Night. No segundo game, o jogador pode controlar Maria em vez de Alucard. Também foi acrescentada uma maratona de chefes.

CASTLEVANIA: ORDER OF ECCLESIA DE 2008

Desenvolvido pela KONAMI para Nintendo DS. No início do século 19, os Belmont desapareceram. Para lutar contra a ameaça de Drácula, diversas organizações são criadas. Uma das maiores é a Order of Ecclesia, da qual participa a protagonista, Shanoa. Um novo sistema é o de glifos, símbolos coletados ao derrotar inimigos. Há mais de 100 desses itens, que podem ser equipados, permitindo realizar ataques especiais.

CASTLEVANIA JUDGEMENT DE 2008

Desenvolvido pela KONAMI para Wii. É o primeiro game de luta da franquia. O jogador pode controlar 14 personagens importantes para a história dos jogos, como o próprio Drácula, Simon Belmont, a Morte, Carmilla, Alucard e Maria.

CASTLEVANIA: THE ARCADE DE 2009

Desenvolvido pela KONAMI para ARCADE. Neste fliperama, o jogador usa uma espécie de light gun para simular um chicote. Ao movê-lo, podem acertar os inimigos na tela. Armas secundárias ficam disponíveis quando corações são coletados ao longo das fases.

CASTLEVANIA: HARMONY OF DESPAIR DE 2010

Desenvolvido pela KONAMI para PlayStation 3 e Xbox 360. Alucard, Soma Cruz, Shanoa, Jonathan Morris e Charlotte Aulin são alguns dos personagens jogáveis do título. É possível usar o modo cooperativo para enfrentar diversos chefes, mas os jogadores podem também batalhar entre si em uma das seis fases disponíveis.

CASTLEVANIA PUZZLE: ENCORE OF THE NIGHT DE 2010

Desenvolvido pela KONAMI para iOS, Windows Phone. É uma versão reimaginada de Symphony of the Night. Em vez de usar plataformas e armas para explorar o castelo de Drácula, no entanto, Alucard faz uso de passatempos. Mas o próprio vilão é um personagem jogável, assim como Maria, Richter Belmont e o bibliotecário do game.

CASTLEVANIA: LORD OF SHADOW DE 2010

Desenvolvido pela KONAMI para PlayStation 3, Xbox 360, PC. O game foi inicialmente anunciado apenas como Lords of Shadow, já que a intenção era manter em segredo os planos de reinventar a franquia. Gabriel Belmont é o protagonista do reboot. Com seu chicote retrátil, ele enfrenta monstros como lobisomens e trolls. Alguns chefes são gigantes chamados de Titans – é preciso escalá-los para atingir seu ponto fraco.

Uma força maligna chamada Lords of Shadow ameaça o equilíbrio entre Terra e Paraíso. Cabe a Belmont, um membro da Brotherhood of Light, impedi-los. Marie, sua esposa, foi assassinada por essa seita, e seu espírito age como guia do protagonista.

CASTLEVANIA: LORD OF SHADOW – MIRROR OF FATE DE 2013

Desenvolvido pela KONAMI para Nintendo 3DS. Simon, filho de Trevor e Sypha Belmont, teve os pais assassinados quando tinha seis anos de idade. O garoto foi criado pelo povo das montanhas, mas jurou vingança a Drácula, responsável pela morte de seus familiares. O jogador pode controlar tanto Trevor como Simon, além de Alucard.

CASTLEVANIA: LORD OF SHADOW 2 DE 2014

Desenvolvido pela MercurySteam para PlayStation 3, Xbox 360, PC. Gabriel Belmont, agora conhecido como Drácula, volta como protagonista. O game é de mundo aberto e Gabriel poderá equipar armas como a Void Sword, que recupera saúde, ou as Chaos Claws, que neutralizam a defesa do adversário.

CASTLEVANIA: ANIVERSÁRIO DE 2019

Desenvolvido pela KONAMI para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows. A coleção aniversário busca as origens da histórica franquia de caçadores de vampiros. Inclui um eBook único com informação dos desenvolvedores, artistas e outras pessoas inspiradas pelo legado.

Dentro da celebração do 50º aniversário da Konami, podemos reviver estes clássicos atemporais que ajudaram a definir o género de plataformas.

Castlevania

Castlevania II Simon’s Quest

Castlevania III Dracula’s Curse

Super Castlevania IV

Castlevania The Adventure

Castlevania II Belmont’s Revenge

Castlevania Bloodlines

Kid Dracula (nunca publicado em inglês)

History of Castlevania – Book of the Crescent Moon

CASTLEVANIA GRIMOIRE OF SOULS DE 2020

Desenvolvido pela KONAMI para Celular. Castlevania Grimoire of Souls é um jogo de ação, com alguma jogabilidade de RPG, que reconta a extensa saga de Castlevania da Konami, especificamente os jogos 2D. Neste jogo, você pode reviver cenas famosas e interpretar personagens icônicos que lutaram contra Drácula e seu exército nos últimos 30 anos.

Reviva toda a história de Castlevania enquanto você vence suas missões, todas escritas em um grimório. Embora você comece o jogo como Alucard, em breve poderá desbloquear personagens populares como Simon Belmont, Shanoa e Soma Cruz. Enquanto joga, você também pode desbloquear novos equipamentos e feitiços que o tornarão ainda mais poderoso!

Este jogo tem controles por toque e movimentos exclusivos das jogadas. Os personagens podem pular, se e usar habilidades especiais ou ataques secundários. E, como qualquer grande MMO, existem quantidades quase infinitas de itens desbloqueáveis para coletar, e habilidades para adicionar ao seu repórter.

Mas Castlevania Grimoire of Souls não tem apenas um modo de história, também há modos multiplayer cooperativos. Os jogadores podem vencer missões em equipe ou unir forças com outros três jogadores para vencer desafios.

Os fãs ficarão encantados com o último lançamento da Konami, que incorpora elementos de muitos jogos históricos. Se seu jogo favorito é Symphony of the Night, Aria of Sorrow ou Rondo of Blood, você poderá reviver seus momentos favoritos no Castlevania Grimoire of Souls.

Lendário e Lendária de plantão, gostaram de nosso quadro Evolução dos Games? Se gostaram, comentem aí. A opinião de vocês é muito importante para nós.

Eu sou Dan Norris do Absolutamente Lendários e até a parte 03 semana que vem. Fui!!!!